sábado, 2 de outubro de 2010

Acessibilidade


Hoje estava olhando algumas fotos de uma viagem do colégio e me lembrei de uma das alunas que estavam no passeio, uma grande amiga minha. O passeio era para os alunos destaques e teríamos um guia para nos apresentar a nossa Brasília. O passeio ocorreria durante três dias. Visitamos vários lugares muito bonitos, com uma arquitetura maravilhosa, esplêndida. Foi realmente muito bom conhecer Brasília, principalmente pelo fato de eu ser uma habitante da cidade!

O passeio foi maravilhoso, maravilhoso e tudo o mais, mas devem se perguntar porque eu comentei de minha amiga no início do texto. Bem... Minha colega é cadeirante e devido esse fato enfrenta muitas dificuldades, por isso, também, ela foi uma das selecionadas para o passeio. No passeio tivemos um grande de um problema: nos pontos turísticos públicos visitados apenas 1 dos 7 (se eu não me engano) possuíam uma rampa!

Pode falar ficou surpreendido. Se não me falha a memória houve uma época que fizeram (o governo) uma propaganda de ACESSIBILIDADE. E, eu não vi essa acessibilidade em 6 dos 7 pontos públicos turísticos visitados.

Ressaltando de acordo com o primeiro parágrafo do art. 2 do Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004.

"I - a aprovação de projeto de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação, de transporte coletivo, bem como a execução de qualquer tipo de obra, quando tenham destinação pública ou coletiva;"

Mas acredito que o importante é cobrar dos políticos (para infelicidade de alguns) quando for necessário nem que seja necessário TODOS os dias. O país é nosso e somos nós que o guiaremos.

Aninha, isso para você e para todos com alguma dificuldade podendo ser qualquer uma.

2 comentários:

  1. Infelizmente não serão os 'políticos' que resolverão mais este item que é Lei, então não é um 'item', mas que para eles sim, é apenas um 'item' de suas tão enfatizadas propostas, mas não é Lei? Bom, é Lei, está lá, mas até fazer a coisa virar realidade é um outro processo... e o pior ainda, nós, cidadãos deste Brasil Varonil teremos que erguer os braços e ainda dar um berro de liberdade para que essa e outras tantas Leis entrem em vigor, já estando em vigor!!! Dá para entender? pois é, não dá, a coisa é tão horrível que nem tem explicação, só para ter uma ideia dos absurdos, basta ligar a Tv e assistir 2 minutos de Campanha Eleitoral, você deixaria seu pai, por pura vaidade, colocar sua mãe para concorrer as eleições, sendo ela uma dona de casa e esposa por 50 anos? Deixaria que ela passasse por tamanho constrangimento ao ser perguntada por jornalistas sobre o que ela fará se eleita e ela só soubesse responder de cór e salteado a receita do bolo de chocolate? Daí você tira os princípios morais dos nossos políticos, se eles colocam suas próprias esposas e mães na cova dos leões e na forca, o que não fazem por nós?
    O que faremos? Ainda não sei, porque cada caso será um caso, acho que é tão complicado e dificil, não vou perder a esperanças ainda, mas que a coisa tá feia, olha...
    O País é nosso, ainda, o negócio é sua geração crescer consciente e mudar os critérios de votação, criar uma faculdade para formação de políticos e só poderá se candidatar quem tiver nível superior em política... será?
    Que dilema, hein?
    Mil Bjins...

    ResponderExcluir
  2. PERGUNTA!!!! Esse foi o passeio com a Relp? hehe foi muito divertido, mas realmente, nós percebemos que às vezes conhecemos mais outra cidade que estamos de férias do que nossa própria cidade!! Eu conheci mais Brasília nesses três dias do que na minha vida toda morando na cidade (sem exagero!). Bom então, é muito legal você comentar isso^^

    ResponderExcluir